Dia Mundial da Criança
Em Angola
Em Angola, o dia das crianças é festejado no dia 1 de junho. O dia da criança foi comemorado, no mundo inteiro a 1 de junho de 1950.
Angola assinalou dia da criança
Angola e o resto e muitos outros países do mundo assinalam a 1 de Junho o dia da criança. A prostituição, o tráfico rumo a países vizinhos e a elevada taxa de mortalidade infantil pontuam, ainda, o dia-a-dia das crianças angolanas.
Apesar de agora o dia 1 de Junho já não ser feriado o dia internacional da criança continua a ser assinalado em Angola em actividades recreativas, nomeadamente, ou debates implicando o governo ou ainda igrejas.
O panorama das crianças angolanas é, porém, ainda muito pouco cor de rosa.
A data em outros países
Albânia - 1 de junho Alemanha - 20 de setembro África Central - 25 de dezembro República Democrática do Congo Angola - 1 de junho Argentina - segundo domingo de agosto[2] Arménia - 1 de junho Austrália - quarta-feira de outubro Azerbaijão - 1 de junho Benim - 1 de junho Bielorrússia - 1 de junho Bósnia e Herzegovina - 1 de junho Bulgária - 1 de junho Cabo Verde - 1 de junho Camboja - 1 de junho Canadá - 20 de novembro Cazaquistão - 1 de junho Chile - segundo domingo de agosto Colômbia - último sábado de abril [4] Coreia do Norte - 2 de junho Coreia do Sul - 5 de maio Costa Rica - 9 de setembro Croácia - 1 de junho Cuba - terceiro domingo de julho El Salvador - 1 de outubro Equador - 1 de junho Eritreia - 1 de junho Eslováquia - 1 de junho Eslovênia - 1 de junho Espanha - 20 de novembro Estados Unidos - 3 de junho (pode variar de estado para estado) Estónia - 1 de junho Etiópia - 1 de junho Geórgia - 1 de junho Guatemala - 1 de outubro Guiné-Bissau - 1 de junho Honduras - 10 de Setembro |
Hong Kong - 4 de abril Hungria - último domingo de maio Iémen/Iêmen - 1 de junho Índia - 14 de novembro Israel - 9 de abril Japão - (3 de março - Meninas) - (5 de maio - Meninos) Laos - 1 de junho Letônia - 1 de junho Lituânia - 1 de junho Macau - 1 de junho Malásia - 1 de outubro México - 30 de abril Moçambique - 1 de junho Moldávia - 1 de junho Mongólia - 1 de junho Montenegro - 1 de junho Nigéria - 27 de maio Nova Zelândia - primeiro domingo de março Paquistão - 20 de novembro Paraguai - 16 de agosto Peru - 17 de agosto Polónia - 1 de junho Portugal - 1 de junho Macedónia - 1 de junho República Popular da China - 1 de junho República Checa - 1 de junho Roménia - 1 de junho Rússia - 1 de junho Sérvia - 1 de junho Singapura - 1 de outubro Sri Lanka - 1 de outubro Suécia - primeira segunda-feira de outubro Taiwan - 4 de abril Tadjiquistão - 1 de junho Tanzânia - 1 de junho Timor-Leste - 1 de junho Trinidad e Tobago - primeira segunda-feira de outubro Turquemenistão - 1 de junho Turquia - 23 de abril Uruguai - segundo domingo de agosto Venezuela - terceiro domingo de julho Vietname - 1 de junho |
Mundo assinalou o dia da criança africana.
O mundo assinala o dia da Criança Africana que é celebrado todos os anos a 16 de Junho em memória às crianças negras do Soweto que, neste dia, em 1976, saíram à rua em protesto contra a falta de qualidade no ensino a que tinham acesso e para reivindicar o direito de aprender na sua própria língua.
Centenas de rapazes e raparigas foram mortos e, nas duas semanas de protesto que se seguiram, mais de 100 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas.
Em memória às crianças mortas e dos manifestantes que com ela protestaram e também para chamar a atenção para a situação actual das crianças do continente, a Organização da União Africana (OUA) instituiu em Addis-Abeba, Etiópia, em 1991, o Dia da Criança Africana.
Devido à data, o UNICEF apela à comunidade internacional que reconheça que as crianças são o principal recurso de África, pois são o futuro de África, e têm que se reconhecer e dar resposta aos enormes problemas que enfrentam, pobreza extrema, conflitos armados, malária, malnutrição e VIH/SIDA.
A violência sexual é um dos factores responsáveis pela propagação do VIH/SIDA, que está a ter consequências devastadoras para as crianças, sobretudo na África sub-sahariana. A violação é sistematicamente usada como arma de guerra e a pobreza provocada pelos conflitos deixa quase sempre as mulheres e as raparigas sem nada.
Surgimento Histórico do Dia da Criança Africana
Por reivindicarem uma melhor Educação e o Direito à aprendizagem da sua língua natal em vez do Inglês e do afrikaans que aprendiam nas escolas, milhares de estudantes negros do Soweto, África do Sul, foram assassinados pela polícia e exército sul-africano.
Este acto repugnante e que indignou o mundo em 16 de Junho de 1976 foi condenado pela comunidade internacional e adoptado neste dia em 1991, pela Organização da Unidade Africana (OUA) como Dia da Criança Africana.
A reivindicação, aparentemente pacífica, foi aproveitada pelas autoridades do regime do Apartheid, na altura, para repelir os direitos das crianças negras do país, seguindo-se uma chacina de petizes e de extrema violência.
Este acto heróico ficou ainda conhecido como o “Levante do Soweto”. A data percorre objectivo para a chamada de atenção igualmente das autoridades africanas quanto à situação das crianças, já que esta população é alvo constante de maus-tratos e vítimas, nomeadamente excisão genital, da guerra, do tráfico ou da extrema pobreza e de doença.
Baseados em relatório sobre a situação da criança africa, fornecidos por algumas organizações internacionais, verifica-se que a perspectivas da infância em África não é das melhores.
O relatório indica que três países estão em primeiro lugar quanto à mortalidade infantil à nível mundial: Serra Leoa, com 182 em cada mil crianças nascidas e o Níger com 166. Dez países detêm o recorde da mais baixa expectativa de vida: Serra Leoa (38 anos); Malawi (39); Uganda (40); Zâmbia (40); Rwanda (41); Burundi (43); Etiópia (43); Moçambique (44); Zimbabwe (44) e Burkina Fasso (45).
O lema da União Africana (UA) para o dia é “Combatendo o tráfico, o Abuso e a Exploração da Criança, preservamos os seus Direitos
CRIADO POR:NEYMAR